domingo, 9 de setembro de 2012


O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”
.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
 Administração Estratégica é um processo que envolve as cinco funções administrativas, são elas: atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, tendo esta política o intuito de atingir os objetivos organizacionais.
 Obs.: podemos observar na definição acima que administração estratégica não significa planejamento estratégico, visto que aquela possui uma amplitude maior e engloba as atividades do planejamento, tornando este uma parte do sistema estratégico. Difere do planejamento estratégico por ser mais amplo, sistêmico. 
Conceituando a Administração Estratégica vemos que ela é a maneira pela qual as organizações dinamizam os planos desenvolvidos na etapa de Planejamento Estratégico e é através deste tipo de gerenciamento que as instituições executam suas estratégias e geram - se necessário - revisões e realinhamentos na intenção de atingir os objetivos esperados.  
Vejamos o que o renomado Ph.D Henry Mintzberg conceitua sobre a matéria:
“O processo de conceber, implementar e avaliar continuamente uma estratégia que assegure o êxito atual da organização e construa  as competências essenciais para o seu sucesso no futuro”.
O gerenciamento através deste tipo de gestão busca responder aspectos como:
1.   Onde a organização está? (através do diagnóstico estratégico);
2.   Aonde a organização quer chegar? (através da visão e objetivos);
3.   Como a organização irá chegar? (através das metas, programas e ações);
4.   Como a organização está indo? (através dos sistemas descontrole).
Através destes questionamentos podemos tomar conhecimento da atual situação da organização e com isso direcionar esforços na intenção de explorar os pontos fortes e as oportunidades existentes de forma objetiva; também podemos aproveitar o levantamento para eliminar pontos fracos encontrados e reduzir ou pelo menos minimizar os impactos das ameaças existentes no ambiente; Com isso, os objetivos poderão ser traçados de forma realista e mensurável.
Administrar uma organização assumindo uma visão estratégica é muito importante na atualidade pois assim poderá ser criado um senso de direção coeso, focalizar os esforços de todos os colaboradores, facilitar a integração sistêmica da organização, guiar de forma estruturada os seus planos e decisões enquanto todo o processo é avaliado
ADMINISTRAÇÃO  ESTRATÉGICA NOS TEMPOS ATUAIS
 A administração estratégica serve para obter competitividade estratégica e retonos acima da média. A competitividade estratégica é obtida quando a empresa desenvolve e aprende como implantar uma estratégia que cria valor. Os retornos acima da média são a base que a empresa necessita para satisfazer todos os seus steakholders. A administração estratégica contribui claramente para os profissionais terem uma postura resoluta e responsável diante dos problemas internos e externos que são os bens tangíveis e intangíveis.
O processo de administração estratégica é o conjunto completo de compromissos, decisões e ações necessárias para que a empresa obtenha vantagem competitiva.
Uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosa demais imitar.
Precisamos sempre na administração estratégica atuar com:

  1. Informações estratégicas;
  2. A formulação da estratégia;
  3. A implementação da estratégia;
  4. Feedback (ou realimentação).



Hoje, as empresas possuem suas missões, suas visões, seus valores e suas estratégias de conquistar mercado e de manter seus clientes.
Há uma preocupação incessante de atingir, superar suas metas e encantar seus clientes e consumidores. Isto se deve a grande concorrência, aumento da renda dos clientes/consumidores e novas ofertas de produtos e serviços.
Quando enxergamos a concorrência, percebemos que a tentativa de aprimorar seus serviços/produtos e de ganhar novos consumidores muitas vezes, não observamos o quanto é importante haver uma administração estratégica, onde deve-se posicionar onde estão e para onde querem ir. Isto implica em vários questionamentos básicos para nortear os passos do sucesso.
Muitas vezes os diretores e gerentes se esquecem de que encontrar a fonte do problema é tão simples que não conseguem enxergá-lo.
Buscam culpados seja a empresa, o mercado, o produto, os colaboradores e o tempo passa com longas discussões e estudos que a vantagem competitiva que se tinha se perde. Aí todos são autores dos erros e a concorrência em um sistema de guerrilha ou de ataque frontal consegue crescer sobre nossos ombros.
Não quero passar uma visão simplista de soluções ou criar cartilhas com passo a passo para se detectar problemas ou erros. Minha visão específica é que perdemos a vantagem competitiva  e muitas vezes não somos objetivos e resolutos nas soluções. Há muita divagação corporativa em vez de tratar da causa, focam nos erros iniciando e transformando o problema em discussões corriqueiras, sem soluções e se afundando mais nos erros. Nosso cenário competitivo não permite tais discussões sem soluções. Os dirigentes precisam agir pontualmente com visão estratégica e com agilidade suficiente para solução dos problemas.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ANTIGAMENTE

HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Vemos ao longo da história uma evolução contínua do processo de administração estratégica, principalmente na era atual, decorrente de um ritmo acelerado das transformações ocorridas na sociedade e na velocidade com que as informações têm se desenvolvido.

 O ritmo da transformação em períodos anteriores à década de 50 – na sociedade em geral e no mundo dos negócios – era relativamente lento e uniforme, o que permitia o desenvolvimento de planos baseados em projeções de cenários norteados por visões empíricas e românticas.
Em cada fase da evolução da abordagem estratégica englobou-se a prática da anterior e uma complementação de forma melhorada, de modo que, durante a evolução da teoria administrativa, os aspectos que poderiam estar limitando ou distorcendo seu conjunto eram paulatinamente corrigidos.
Durante o curso dessa evolução, inaugura-se um novo paradigma – a era da gestão estratégica e competitiva.
Descrevo abaixo, o quadro, extraído na íntegra do Curso de Estratégias de Empresas da FGV, contendo as principais características das décadas posteriores, para o entendimento da evolução do pensamento estratégico e posteriores comentários:


*Miopia Administrativa: Visão não muito clara sobre determinado assunto, impossibilitando a observação de todos os pontos. No campo empresarial, trata-se de uma visão restrita, que se concentra exclusivamente no produto, negligenciando o lado do cliente.


O que é um Fluxograma?
Fluxograma é a representação gráfica de um processo ou procedimento.

Facilitando muito a compreensão, um fluxograma é extremamente útil em treinamentos e discussões.

Fazer e deixar o fluxograma sempre acessível aos envolvidos no processo ou procedimento é um passo certo para a melhoria contínua (kaizen).


Embalagem e Manuseio de Materiais


Conteúdo
    1 Perspectivas de Embalagem
    2Embalagem para Gerar Eficiências no Manuseio de Materiais
    3 Manuseio de Materiais

1 Perspectivas de Embalagem
   
CONCEITO DE EMBALAGEM
 A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena
produtos temporariamente e serve principalmente para
agrupar unidades de um produto, com vista à sua
manipulação, transporte ou armazenamento.

Ela pode ser concentrada em Marketing ou ser Industrial concentrada na Logística.
  
Curiosidade:
O Brasil é o segundo país mais inovador em Embalagem.

2 Embalagem para Gerar Eficiências no Manuseio de Materiais

Objetivos da Embalagem:

à Reduzir custos à Maximizar a Lucratividade à Otimização das Operações.



Funções da Embalagem:

  à Contenção à Proteção à Comunicação à Utilidade


    
    3 Manuseio de Materiais

     Avanços à Tecnologia e equipamentos de manuseio de materiais à Maior produtividade logística


Existem para isso: Sistemas mecanizados, Sistemas semi-automatizados e Sistemas automatizados.

Atenção Especial

    Todo manuseio de materiais deve garantir:
1. Segurança no manuseio
2. Ergonomia (ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.)
3. Integridade dos materiais.

Fonte:
 


No caso do nosso trabalho, decidimos demonstrar o “Manuseio e Embalem” de Ovos de Páscoa para melhor compreensão de todos, por se tratar de um processo simples.